Quem está à procura de uma casa para comprar tem a consciência de que essa procura demanda paciência e tempo, se tornando às vezes uma tarefa em tempo integral para que o imóvel se encaixe exatamente nos desejos do futuro proprietário.
Além da distribuição na planta, tamanho em m² e localização, também é de grande importância verificar as condições físicas do imóvel. Quando falamos em “compras” no setor imobiliário, os detalhes são essenciais e é necessário redobrar a atenção para ter certeza que tudo está e estará de acordo com o esperado.
Considerando que você irá realizar visitas antes de comprar um imóvel, visando observar aspectos como a distribuição de móveis no futuro lar, criamos uma lista com outros itens que devem ser observados durante as visitas, evitando que seu negócio dos sonhos gere futuras decepções.
1. Acabamento das louças, metais e revestimentos: o acabamento dirá muito sobre o imóvel que você deseja comprar. É indicado observar a qualidade e o estado de conservação dos acabamentos, tanto nas paredes do banheiro e da cozinha, como louças, pisos e metais. Além disso, procure sempre por rachaduras e manchas, visando sempre detectar infiltrações. Na hora de comprar um imóvel, os locais de maior atenção devem sempre ser embaixo das pias da cozinha e dos banheiros. Verifique se os acabamentos foram feitos recentemente, como por exemplo, se a cuba e os vasos sanitários são novos ou precisarão ser trocados. Desta maneira, você já terá noções de quanto será gasto em reparos e melhorias, podendo até negociar um abatimento no valor do imóvel ou exigir que o vendedor faça os reparos até a mudança. É também importante para comprar um imóvel que ambas as partes, vendedor e comprador, façam uma vistoria no imóvel, visando observar os pontos bons e as mudanças necessárias para aquele local.
2. Encanamento e infiltrações: talvez uma das principais preocupações ao comprar um imóvel seja o encanamento. É de grande importância verificar se o sistema hidráulico está funcionando perfeitamente e que não haja nenhuma infiltração na parede. Não esqueça de abrir torneiras, chuveiros e acionar todas as descargas. A intenção deste processo é detectar qualquer tipo de vazamento, observando se a água escorre pelas paredes e se os registros estão firmes. Além disso, já se pode observar se o aquecimento da água está sendo eficaz.
3. A conservação do imóvel: o gesso do forro está acumulando teias de aranha e sujeiras? A pintura da parede apresenta descascados? O rodapé está solto? Esses são alguns pontos que podem indicar a presença de pragas como traças e cupins no imóvel escolhido. Outra dica também é observar se o rodapé ou outros móveis soltam uma espécie de “pozinho” ao receber leves pancadas. Repare também se existem carapaças ou ovos atrás dos móveis e nas quinas da parede. Caso seja necessário, providencie uma dedetização.
4. Armários: considerando que você estará visitando o imóvel para saber o que precisará ser trocado e o que pode ser mantido, vale prestar uma atenção especial ao estado de conservação dos armários do banheiro, cozinha e, se houver, dos embutidos nos quartos. Também preste atenção no acabamento. O material utilizado é madeira ou laminado? Armários de madeira são nobres e cada vez mais raros, eles permitem uma raspagem e nova pintura que podem deixá-los com aspecto de novos.
Resumindo, a ideia inicial de comprar um imóvel deve ser: “Se eu fechar negócio, consigo me mudar imediatamente para cá?” Se a resposta for negativa, descubra o que está faltando para que aquele imóvel seja ideal e negocie com o proprietário ou imobiliária. Evite mal entendidos e mude-se para um imóvel que supra todas as suas expectativas.
E você, está à procura de um imóvel para comprar? Entre em contato conosco! A MARC é especializada na prestação de serviços de intermediação imobiliária, administração de locações e condomínios, e serviços jurídicos. Somos uma empresa com experiência e credibilidade no mercado imobiliário desde 1976.