A sustentabilidade no mercado imobiliário veio para ficar?

Sabemos que o ritmo do nosso dia a dia mudou e ficou mais acelerado influenciando diretamente as nossas relações de trabalho e familiar, com pouco tempo para se preocupar com o bem-estar.

Essas mudanças também impactaram diretamente no mercado imobiliário, no que diz respeito a construção civil dos novos empreendimentos.

Essas mudanças, não se referem na posição de um ambiente no apartamento, no metro quadrado ou acabamento, e sim uma transformação coletiva nessa nova tendência de sustentabilidade. Afinal, a mudança para as novas construções deve ir além dos interesses dos moradores, com o foco para toda a cidade, sociedade e planeta.

A tecnologia foi um dos pilares para que esse novo perfil sustentável fosse possível, com os seus projetos e soluções como, ajustes no reuso da água e energia, valorizar o verde e reutiliza os insumos de menor impacto ambiental para uma destinação correta aos resíduos gerados depois de ocupado. Sendo assim, as mudanças nas novas construções precisam estar atuantes e se ajustar a esse novo modelo mais sustentável.

Algumas características de empreendimentos sustentáveis

 A pouco tempo, os imóveis e empreendimento tinham a preocupação de oferecer um bom acabamento e uma metragem confortável e áreas de lazer. E neste novo mercado imobiliário e mais sustentável o perfil dos compradores mudaram.

Uma nova tendência se estabeleceu como, o paisagismo nos edifícios e condomínios, a fim de, dispor da sensação e proximidade com a natureza, revitalização de fachadas e os interiores dos prédios.

Umas das iniciativas mais aplicadas pelos novos lançamentos são com o foco ao consumo de energia. Sempre visando utilizar cada vez menos recursos naturais, como a captação de energia solar, e consequentemente ter a economia na conta de luz.

Tem se investido na estrutura e áreas comuns dos prédios, modelos com amplas janelas para trazer por mais tempo a luz natural e plantas com a integração dos cômodos como as varandas que permitem essa captação por mais tempo do dia.

Não é fácil se adequar as novas tendências, mas se tivermos um pouco de ajuda da tecnologia e se adequar a uma vida mais saudável e sustentável com certeza ficará fácil economiza água e reutilizar para que com essa medida, realizar a higiene dos espaços comuns sem precisar gastar litros d’água.

Outro ponto importante é a taxa de condomínio. Esse é um dos grandes vilões dos condomínios, pois quem faz a escolha de morar em um apartamento ou em um condomínio fechado de casas, se depara com esse custo alto, e muitas vezes sem retorno para os moradores. Mas quando é aplicado um plano que o torne mais sustentável, esse impacto fica mais positivos e rentável.

A aplicação de medidas sustentáveis como um bom planejamento para cada vez menos se utiliza dos recursos naturais, e torná-las medidas ecologicamente corretas, como a separação de materiais e a destinação esperada dos resíduos dará a possibilidade de aplicar essa economia em outros projetos para o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

Com essa nova tendência em alta no mercado de imóveis, muitos condominios estão se adaptando para se tornarem mais sustentáveis melhorando a qualidade de vida e também para o bolso dos moradores.

Viu como a sustentabilidade no mercado imobiliário já é uma realidade! Veja as nossas opções de apartamentos mais sustentáveis em nosso site na Marc Imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *