Saiba como se avalia o preço de imóvel

 

Você sabe quanto vale hoje seu imóvel no mercado imobiliário? Esta informação é importante para mensurar o valor atual de seu patrimônio e o potencial de venda, caso, um dia tenha que negociar a propriedade.

Quais os fatores são considerados na avaliação de um imóvel?

A localização do imóvel influencia no preço de venda porque o comprador não analisa somente a arquitetura do imóvel. Uma edificação pode ter um excelente padrão construtivo, mas estar localizada em um bairro desvalorizado pela falta de infraestrutura, índices de criminalidade, enchentes, entre outros fatores que prejudicam a venda. A demanda por imóveis em determinados bairros também influi no valor de avaliação. Quanto maior o interesse de compradores em determinadas áreas de uma cidade, mais valorizados serão os imóveis. A classificação da via pública, conforme a lei de zoneamento urbano, por exemplo, é outra informação a ser considerada na avaliação.

  • Padrão construtivo do imóvel

Para calcular o valor de venda, são considerados fatores como projeto arquitetônico, área construída, número de quartos e banheiros, qualidade dos acabamentos (piso, azulejo, pintura), tipos de janelas e portas, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, isolamento térmico, orientação solar, estrutura da área de serviços, vagas na garagem, área de lazer (jardim, piscina, terraço, churrasqueira, salão de festas em condomínios). A idade do imóvel também conta, pois prédios muito antigos geralmente necessitam de reforma.

O valor dos imóveis situados no mesmo bairro varia conforme o padrão construtivo e a idade da edificação. Mesmo assim, na avaliação de um imóvel é importante considerar o preço do m2 de terrenos e prédios com características semelhantes. Muita atenção, porém, com os valores discrepantes.

Quando o proprietário de um imóvel precisa vendê-lo com urgência para sanar problemas financeiros, mudança ou resolver outra situação grave é bem provável que concorde em vender por um valor abaixo do mercado para agilizar o negócio.

  • Infraestrutura da região valoriza imóveis

A infraestrutura da região é fundamental para a avaliação de um imóvel. Imóveis localizados em regiões com infraestrutura urbana (pavimentação, iluminação, coleta de esgoto, coleta de lixo, limpeza, drenagem), transporte público, supermercados, shopping Center, escolas, creches, áreas verdes e praças, segurança e acessibilidade são bem valorizados no mercado imobiliário. Além disso, empreendimentos imobiliários (condomínios residenciais, empresariais, shopping) na região valorizam a região em geral.

  • Conservação do imóvel

As condições de um imóvel usado também são avaliadas. O custo para a reforma de um imóvel usado será considerado na hora de venda, principalmente quando é necessário renovar estruturas como telhado, pisos, instalações elétricas e hidráulicas. Quem compra coloca esses custos sobre o valor do imóvel à venda para avaliar se compensa ou não o investimento. Por isso, quanto melhor o estado do imóvel, mais fácil será a venda.

Estes são os fatores mais importantes na avaliação de um imóvel. Mas para obter um preço mais preciso, é necessário consultar um corretor de imóveis. A avaliação é gratuita quando o proprietário decide vender e autoriza o corretor a fazer a intermediação do negócio. Caso a avaliação de um imóvel tenha outras finalidades, e não uma transação imobiliária, o proprietário poderá contratar o serviço do profissional, pagando o valor do honorário estabelecido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

A documentação do imóvel deve estar completamente em ordem. Isto agiliza a venda. Alguns compradores não têm paciência para aguardar a regularização de documentos. Mesmo quem não tem planos para vender o imóvel a curto prazo deve manter os pagamentos de IPTU em dia para evitar a execução judicial, com possibilidade de penhora do imóvel. O ideal é regularizar todas as pendências para evitar transtornos no momento em que precisar colocar o imóvel à venda.

Está pensando em vender o seu imóvel? Nós da Marc contamos com uma ferramenta inovadora que faz a avaliação do imóvel, comparando-o com imóveis semelhantes da mesma região.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *