10 DICAS RÁPIDAS PARA QUEM DESEJA COMPRAR UM IMÓVEL

Comprar Um Imóvel

Comprar um imóvel envolve uma série de processos que pode gerar insegurança naqueles que desejam fechar o negócio. Atrasos na entrega e dívida aumentando acima do que era esperado são alguns dos contratempos que podem ser evitados, se o comprador estiver bem informado.

Pensando nisso, a MARC separou 10 dicas rápidas e úteis para quem deseja comprar um imóvel.

  1. Tenha consciência sobre qual valor você pode pagar: ao comprar um imóvel tenha em mente que financiamentos não podem comprometer mais de 30% da sua renda. Se você já possui algum financiamento ou empréstimo, lembre-se que a capacidade de pagamento estará reduzida.
  1. O imóvel irá aumentar de preço até sua entrega: antes de você assumir o financiamento no banco, ou seja, durante a construção, as parcelas pagas à construtora não sofrem com juros, no entanto, são alterados pelo índice de inflação do setor da construção civil, o INCC.
  1. Cuidado com propagandas: parcelas pequenas durante a construção do imóvel são sinônimo de um alto saldo a financiar quando ele estiver pronto. A situação que pode ocorrer, ao chegar a época de financiar, é de o comprador não possuir renda o suficiente para conseguir um financiamento.
  1. Você possui crédito pré-aprovado pelo banco? Faça uma análise de crédito em alguns bancos e pesquise se você possui um financiamento pré-aprovado antes de assinar o contrato para comprar um imóvel.
  1. Certifique-se de que não há problemas com a construtora: faça uma rápida análise do histórico da empresa, reclamações em sites especializados e no Procon. Além disso, você também pode buscar o nome da empresa no site do Tribunal de Justiça, para saber se há algum processo contra a empresa.
  1. Verifique a documentação do imóvel: ao comprar um imóvel certifique-se de que a incorporadora responsável pelo imóvel foi registrada adequadamente no cartório de Registro de Imóveis e dê atenção ao memorial descritivo do projeto. Neste memorial irão constar informações como a data de entrega, metragens, características e materiais utilizados.
  1. Investigue se existem problemas com a Prefeitura: entre em contato com a Prefeitura do seu município para descobrir se o imóvel está em um terreno contaminado ou pode ser atingido por um projeto de desapropriação para alguma obra pública.
  1. A entrega do imóvel não deve estar relacionada a um comprometimento: não planeje a venda de outros imóveis, casamentos ou qualquer outro grande compromisso que dependa da data de entrega do imóvel. Lembre-se que atrasos são previstos pelas construtoras, podendo ocorrer em um período de até 180 dias.
  1. Fique atento sobre cobranças indevidas: taxas que remuneram serviços da construtora, como análises de documentos, não são obrigatórias; elas devem sempre ser avisadas antecipadamente ao comprador.
  1. Não compre o imóvel no mesmo dia em que conhecer o projeto: o aconselhável é ler atentamente todos os contratos antes de assiná-los, com calma e atenção. Caso surjam dúvidas, não hesite em procurar um advogado de confiança.

 

A compra de um imóvel é um dos maiores investimentos da sua vida, por isso é importante ficar atento aos detalhes para que tudo ocorra da melhor maneira. A MARC é uma empresa especializada na prestação de serviços de intermediação imobiliária, administração de locações e condomínios, e serviços jurídicos. Oferecemos aos nossos clientes experiência e credibilidade adquiridas desde 1976.

2 thoughts on “10 DICAS RÁPIDAS PARA QUEM DESEJA COMPRAR UM IMÓVEL

  1. Pingback: Financiamento de Imóvel: O que eu devo saber sobre?

  2. Pingback: 10 motivos para morar no bairro da Aclimação - Imobiliária na Aclimação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *